O sedentarismo é um perigo que vem prejudicando o desenvolvimento sadio de crianças e o envelhecimento natural dos adultos. Quanto mais cedo se estimular ou incentivar o desenvolvimento de atividades que impedem o sedentarismo, melhor. E para tirar esse problema de letra, tenha também, um bom plano de saúde!
Vamos ver abaixo os efeitos nocivos que o sedentarismo causa em nossa saúde!
O que é sedentarismo?
Sedentarismo é o hábito de não exercer nenhuma atividade física, voluntariamente. É calculado a partir da queima calórica.
Para ser considerado sedentário o indivíduo ingere mais de 2200 calorias e não possui queima suficiente, ou seja, acumula calorias.
Acontece que essa má relação com as calorias coloca alguns sistemas em desusos, causando uma lentidão nos processos.
O que o sedentarismo causa em nosso corpo?
O sedentarismo começa com o mau funcionamento das atividades que o nosso corpo executa para sobreviver.
Sendo assim, qualquer sistema pode ser afetado nessa bane silenciosa, que pode demorar algum tempo para começar a dar sinais.
Um dos principais sintomas silenciosos é a diminuição da circulação sanguínea, comprometendo o bombeamento sanguíneo. Com isso é possível sentir dores nas articulações, fadiga, e raciocínio lento, devido a baixa atividade neural. São sintomas que associamos ao stress, a falta de descanso ou até mesmo ao envelhecimento do nosso corpo.
Após esses sintomas é possível ir mais adiante, pois o sedentarismo pode causa diabetes tipo II, gordura no fígado e doenças cardiovasculares. É possível, também que o sedentário sinta dificuldades para respirar durante o sono, acarretando uma noite mal dormida.
E agora, o que eu posso fazer?
Quando percebemos que estamos sedentários ou que algo deixou de funcionar como devia, nos preocupamos e tentamos resolver o problema sozinho. Algo que pode ser ainda mais prejudicial, o ideal é começar com atividades de leve impacto que ajudem o corpo a voltar ao ritmo.
Uma dieta balanceada e a diminuição da ingestão de alimentos ultra-processados e gordurosos, também são uma solução. Além disso, o check-up anual é bem vindo antes de qualquer mudança de rotina, por isso fique atento.
Pesquise em seu convênio, quais são os médicos que poderão te auxiliar: clínico, endócrino, nutricionistas, nutrólogos e até mesmo psicólogos.
A manutenção do corpo saudável é a combinação entre corpo e mente, trabalhando para o bom funcionamento do nosso organismo.