Reajuste dos planos de saúde para pessoa física

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu que as operadoras de planos de saúde poderão reajustar os valores dos contratos individuais e familiares em até 13,55%. Todos os contratos desse ano de 2017, no aniversário do plano de saúde terá um aumento significativo.


Nos planos de saúde individuais, sempre foi a melhor opção para contratação, pois o reajuste sempre tiveram um menor percentual, que os planos de saúde, empresarial e coletivos por adesão.
Mas agora podemos observar, que os valores dos reajustes dos planos individuais e familiar, estão vindo acima da inflação.

É crucial que os usuários de planos de saúde que fiquem atentos aos seus boletos de pagamento para observar se o porcentual de reajuste aplicado é igual ou maior que o permitido pela ANS.
Esse reajuste autorizado pela ANS é mais que 3 vezes à cima inflação oficial. Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em 12 meses teve alta de 4,08%. A disparidade entre os aumentos gera críticas à metodologia adotada pela ANS.
Quando as operadoras reajustam os valores de planos coletivos por adesão, levam em conta não só o teto estipulado pela ANS e a mudança de faixa etária, mas, também, um aumento conhecido como sinistralidade.
Este fator é calculado a partir de uma medição do uso efetivo que os grupos cobertos pelo plano fazem dos produtos em comparação à cota que pagam às operadoras.
Para ter um controle mais correto, a ANS tinha que usar como parâmetros a média de todo mundo que usou serviços médicos
e hospitalares com planos individuais".