Os perigos de se automedicar

Quem nunca tomou uma medicação sem a orientação médica? As vezes por ter funcionado com um conhecido, ou por não conseguir reservar um tempo para ir ao médico, ou até mesmo por achar que é algo simples. As justificativas são muitas, porém, a automedicação é um risco e pode te causar problemas ainda maiores. Acompanhe a sua saúde com um especialista, tenha um bom plano de saúde!


automedicação

Segundo o ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade), cerca de 40,9% dos brasileiros fazem autodiagnostico buscando na internet pelos sintomas percebidos, uma prática que não é recomendada pelos médicos, visto que o autodiagnóstico seguido da automedicação coloca o paciente em uma posição de risco.

O Autodiagnostico

Se autodiagnosticar, ou seja, diagnosticar a si mesmo é uma prática que vem crescendo entre as pessoas.
Com a expansão da internet, as pessoas agora tem acesso fácil e rápido a qualquer tipo de informação, e isso não é ruim, pelo contrário, isso nos ajuda bastante quando precisamos conhecer sobre algum assunto.

O lado negativo da história é que, com tantas informações disponíveis na rede, algumas pessoas se julgam capazes de tomar decisões baseadas em algo que leu em algum site. Quando se trata de algo tão importante como a nossa saúde, colocamos nossa integridade física em risco.

Por conta da ausência de um especialista, o autodiagnostico tende a ter conclusões com pouca base médica e com isso, chances incontáveis vezes maiores de chegar a um diagnóstico errado. Por isso, se sentir algo diferente em sua saúde, procure um médico.

A Automedicação

Algumas pessoas, além de se autodiagnosticar fazem a automedicação, e ai é onde mora o maior perigo, são consumidos remédios dos mais variados tipos sem qualquer prescrição médica, desde remédios para uma simples dor até remédios de uso controlado.

Ao se automedicar, as pessoas podem cometer uma série de erros, como tomar remédios ineficazes para o seu problema, tomar remédios em quantidades erradas, e as consequências podem ser irreversíveis, visto que alguns remédios, se ingeridos de maneira imprópria, podem desencadear males que antes não existiam em sua saúde, sem contar que algumas pessoas podem apresentar reações a alguns tipos de medicamentos, e isso pode levar à problemas ainda maiores.

Com saúde não se brinca, a melhor coisa a se fazer para não cair nesses erros, é manter seus exames de rotina sempre em dia, e se você sentir que não está bem, procure um médico. Por isso, é sempre bom ter um plano de saúde que atenda você quando você mais precisa!

Faça aqui um orçamento dos melhores planos de saúde do mercado.